A parada que a pandemia realizou poderia ser chamada de “Reset do Mundo”, afinal o mundo parece ter parado e a forma como o conhecíamos parece ter sido resetada, com tudo sendo apagado e reconstruído.
Esse reset oferece uma oportunidade, afinal, quando as gerações de hoje puderam presenciar essa parada geral do mundo?
Com a parada em todos os circuitos como na saúde, educação, comunicação, política e judiciário, os efeitos são os mais diversos, como por exemplo o declínio brutal no nível de poluição das cidades, levando muitos cidadãos a se interessarem por veículos elétricos, teletrabalho e demais outras propostas que reduzam o impacto ambiental causado pelo deslocamento urbano, prova disso são os baixos valores do petróleo.
Tentar reconstruir a economia da maneira que funcionava não irá prosperar. Restaurantes de comida a quilo, shows e muitos dos segmentos que conhecemos irão mudar.
A pandemia é antes de tudo um alerta muito claro que a natureza nos envia para reduzirmos a pressão que exercemos sobre o ecossistema, ou caso contrário teremos cada vez mais problemas ambientais.
Esse reset criado com a pandemia não deve ser ignorado, como muitos governantes vem fazendo. O Estado mostra sua importância e peso quando ajuda no pagamento da folha de funcionários, prejuízo financeiros e no controle da praga. Portanto, não deve ser diminuído.
Tecnologia nenhuma vai vencer sem a compreensão do Estado e da sociedade. Esse é o momento de nos unirmos, mesmo a distância.