O que sua empresa mudou depois da pandemia?

Nesse instante, já passado quase seis meses da pandemia que atingiu o Brasil, todos nós já sabemos que não se trata de uma gripe, bem como não se trata de nenhuma teoria da conspiração. Passado todo esse tempo de delírios temos informações de encontros e interesses dos mais diversos para poder agora ver os resultados.

Recentemente, segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE, somente na primeira quinzena de junho, 522 mil empresas tiveram de ser fechadas em decorrência da pandemia, se isso não bastasse outras 2,7 milhões de empresas estão reportando dificuldades de caixa de operação.

É óbvio que dificuldades como essas desafiam as empresas a recriar seus negócios, logo, vai à primeira pergunta: O que você recriou do seu negócio?

Após quase seis meses de pandemia, quais são os produtos novos que você lançou nesse período? Quais são os produtos que você tirou do dia? Quais são os produtos e serviços que você percebeu que poderia inovar? Quais são os produtos e serviços que consegue hoje vender com um preço menor? Quais são os produtos e serviços que são mais adequados à nova realidade do mercado? Ou será que você espera que daqui a alguns meses tudo volte ao normal?

Primeiro, nada irá voltar ao normal e quando voltar será efetivamente o que todos nós passamos a chamar de um novo normal, que estará desenhado muito provavelmente somente em 2022. E o que você vai fazer até lá para fazer sobreviver o seu negócio? O que criou de novos produtos e como conversou com os novos mercados e como de que forma pensa em atravessar esse período?

Durante a pandemia a Apple dobrou de valor enquanto o mundo está em crise e para quem gosta de uma teoria da conspiração, tem um prato cheio ai. Será que o vírus tem o dedo da Apple? Bem, eu não tenho dúvida nenhuma que mentes desocupadas e sem cultura sempre serão o espaço perfeito para o diálogo trabalhar. Eu prefiro falar para as pessoas de mente aberta que estão preocupadas em estudar e investigar as reais causas, mas principalmente quais serão as consequências desse novo momento.

É uma economia que surge bem mais fraca, nesse mesmo período, as plataformas digitais somadas aumentaram seu valor em mais de 70 por cento.

E o que é que você fez sobre a transformação digital na sua empresa? Ou prefere ainda esperar para ver o que vai acontecer? Bem, os que esperam certamente podem encomendar seu obituário na Junta Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.