Guerra tecnológica em um mundo novo!

Se antigamente o mundo dividia-se em uma visão bipolar entre Estados Unidos e União Soviética, de um lado um bloco capitalista e de outro um bloco comunista, atualmente essa divisão não faz mais sentido, visto que o mundo se divide em dois novos blocos, esses por sua vez tecnológicos e não políticos.

Ainda que a política tenha multifacetas, e multi operadores, a guerra tecnológica vem conduzindo o mundo para uma nova polarização em dois blocos tecnológicos, não tão concentrado como era durante a guerra fria e óbvio que não tão dividido em opiniões políticas antagônicas. O fato é que a história da guerra na humanidade é acima de tudo a história de vencidos e vencedores e ao lado dos vencedores estava o conhecimento através de novos inventos tecnológicos, novas armas ou até de estratégias mais aprimoradas.

Atualmente os dois novos blocos se dividem não por suas ações políticas, mas por suas ações corporativas e pelo fato de que seus governos estimularam a política de novas corporações, de um lado os Estados Unidos e de outro a China,.

Se por um lado temos as Big Techs americanas, temos em outro lado as Big Techs chinesas. É uma nova guerra de transformação onde as plataformas digitais ditam o ritmo do desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.